-
Arquitetos: Pablo Senmartin
- Área: 450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Andrés Domínguez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar está localizada no condomínio fechado de El Rodeo, La Calera, que faz parte de uma sequência de condomínios fechados suburbanos localizados a oeste da cidade de Córdoba, Argentina, com a ideia de viver com maior segurança e contato com a natureza, a apenas alguns minutos da cidade.
O entorno montanhoso, que oferece vistas imponentes da cidade, e os desníveis pronunciados foram fortes condicionantes para o projeto e a construção, buscando um equilíbrio entre o cuidado com o valor ambiental do terreno.
A casa é destinada a um núcleo familiar com vários membros que transitam e ocupam a casa permanente ou temporariamente, gerando um programa amplo e diversificado que também deveria resolver a distância até a cidade, incluindo grandes áreas de uso social flexível e integrado, áreas de descanso, áreas de lazer e recreação, áreas de trabalho e estudo, saúde e conforto, serviços e armazenamento.
O terreno tem 20x30 metros, com uma inclinação de 7 metros da rua até os fundos e a presença de várias árvores nativas na frente, que foram preservadas no recuo com a ideia de proporcionar à casa proteção e conforto ambiental, bem como uma diminuição de seu impacto visual. Desta forma, a casa ocupa o centro do terreno, através de um grande bloco e do empilhamento de atividades.
A partir da movimentação do solo foram gerados 2 platôs, um de acesso sobre o qual a casa flutua e outro que articula a galeria principal, o pátio e a piscina.
Trabalhamos a ideia de um volume concreto puro e sólido, que através da ação do movimento e deslocamento, se transforma em 2 blocos sobrepostos, cada um com diferentes pacotes programáticos. Esta superposição faz com que surjam espaços intermediários que protegem as fachadas e melhoram a interação dentro-fora, gerando galerias, terraços, varandas, etc. tanto na fachada, como na relação com o pátio. Estes blocos são então esvaziados por dentro, permitindo a fluidez e a integração de espaços de diferentes alturas.
Da rua ao nível do pedestre, uma área de estacionamento e uma adega semi-enterrada são geradas, em um espaço baixo totalmente feito de concreto aparente onde encontramos a circulação vertical que articula os 3 níveis da casa.
Por outro lado, a entrada principal da casa é elevada, o que lhe permite encontrar seu próprio nível em um primeiro nível, vencendo a diferença de nível com uma escada de concreto flutuante feita de concreto que forma uma passarela sob as árvores.
Por meio de um espaço baixo, tênue e subterrâneo se passa ao pé direito triplo do nível seguinte, acima do hall de entrada e da sala de estar, com grandes entradas de luz natural e transparências obtidas na frente e nos fundos que permitem vistas contínuas em direção à vizinhança e ao pátio, sempre através dos filtros verticais de madeira. Neste primeiro bloco são desenvolvidos programas de uso comum, e um escritório de advocacia, bem como as principais áreas de serviço. A sala de jantar é desenvolvida longitudinalmente em relação a uma cozinha integrada, ao lado de uma despensa, em paralelo, por sua vez, a uma galeria posterior que tem vista para o pátio e para a churrasqueira. No segundo bloco e nível podemos encontrar mais programas de caráter privado e individual, 2 quartos com um grande terraço em balanço com vista para a piscina e uma suíte contendo um closet e um banheiro privado para o casal, uma sala de jogos e uma área de estudo completam o programa.
Esta região de La Calera, historicamente é e foi uma produtora de cal e cimento para a construção da cidade, portanto, o material escolhido responde a esta produção local.
A casa é desenvolvida como um bloco de estrutura independente de concreto armado, o que permite grandes vãos através de vigas de concreto armado invertidas, as paredes do fechamento são revestidas por dentro e por fora por uma placa de concreto armado de 5cm com núcleo de tijolo cerâmico, proporcionando uma imagem monolítica com bom desempenho térmico. Estas condições materiais são complementadas pela disposição de elementos de madeira nas fachadas, com aberturas localizadas de forma a permitir a ventilação cruzada, e a vegetação nativa que protege do clima extremo dependendo da estação do ano, consolidando uma atmosfera única e natural da casa no El Rodeo.